Projeto Integrador do Colégio Unilavras abordou o conceito de beleza

Desde a antiguidade clássica, o ser humano busca compreender e se relacionar com o conceito da “beleza”. Seja na arte, na arquitetura, na poesia, no corpo, nas atitudes, o conceito da beleza permeia nosso cotidiano. Sendo assim, as diversas áreas do conhecimento se uniram para propor aos alunos do Ensino Médio do Colégio Unilavras uma reflexão sobre a temática da beleza e, dessa forma, as 1ª e 2ª séries puderem vivenciar essa experiência em um Projeto Integrador.

Na Matemática e na Língua Portuguesa, os alunos desenvolveram uma pesquisa com pessoas de diferentes faixas etárias para uma análise sobre os cuidados com a saúde. Após realizarem o levantamento, os estudantes puderam tabular os dados e montaram gráficos e infográficos para concluírem a atividade. No Espaço Maker, eles construíram um liquidificador, utilizando latas de refrigerante e potes de maionese.

Nas disciplinas de Arte e Língua Inglesa, os alunos discutiram a beleza do Patrimônio Cultural e Histórico. Durante esse processo, o Colégio contou com a parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras, em uma palestra ministrada pela professora Janaína Faleiro. Ao final, elaboraram uma cartilha bilíngue, mostrando a importância da preservação de nossa Identidade Cultural. Já na Filosofia, Sociologia e Habilidades Socioemocionais, os conceitos de natureza sociocultural, beleza e suas consequências socioemocionais também foram abordados.

Literatura, de mãos dadas com a Física, trabalhou a produção de uma poesia, de acordo com a estética da Poesia Simbolista, e com os temas relacionados ao comportamento da luz na ótica geométrica, da Física.

Química e Biologia levaram nossos alunos a conhecerem o mundo dos óleos essenciais. Nos laboratórios, eles fizeram a extração a partir do cravo e da canela, e constataram o poder antibactericida deles. E, finalizando o Projeto, a professora Lidiani Orlandi, do curso de Farmácia, trouxe uma palestra sobre o mercado da beleza no Brasil.