Equipe do Colégio Unilavras é campeã na MOBFOG 202

A equipe Odisseia do Colégio Unilavras foi campeã da Jornada de Foguetes, organizada pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os alunos da 1ª série do Ensino Médio Caio Póvoa Guida Soares, Luis Felipe Ferreira de Mesquita e Manoela Graf Zenni, sob a orientação do Professor de Física Deyvid Antônio Eugênio foram os representantes do Colégio Unilavras responsáveis pelo título que tanto deu orgulho à Instituição. A competição aconteceu entre os dias 1 e 4 de agosto, em Barra do Piraí (RJ), com mais de 40 equipes de todo o país.

O foguete produzido pelos alunos do Colégio Unilavras alcançou 213 metros de distância, garantindo à equipe o 4º lugar geral de lançamento. A premiação é dividida em três grupos: campeão, vice e menção honrosa. Dessa forma, a Equipe Odisseia traz para Lavras o título de campeã dentro das nomenclaturas da Mostra.

No evento, são realizadas diversas palestras e oficinas. Os alunos puderam participar de apresentações de outras equipes e conhecer outros tipos de foguetes. Assim, é possível disseminar o conhecimento acerca da astronomia e astronáutica. A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O FOGUETE

Além da base de lançamento, a equipe do Colégio Unilavras desenvolveu o foguete com o apoio do Espaço Maker. O corpo foi feito com uma garrafa pet retornável. Já as pontas foram produzidas nas impressoras 3D do Maker e as aletas foram desenvolvidas em acrílico. Apenas o combustível era fornecido pela organização da mostra: vinagre 4% e bicarbonato de sódio. “A reação entre os dois produtos emite um gás (CO2) e a pressão gerada dentro do foguete na hora que ele é disparado, libera a pressão. Dessa forma, a mistura que é realizada foi o principal diferencial da equipe”, conta o Prof. Deyvid. Ao total, foram feitos 24 testes de lançamento para chegar à mistura utilizada no dia da competição.

NOVO ENSINO MÉDIO

O desenvolvimento do foguete faz parte das atividades do Itinerário Formativo “Viagens Intergalácticas”, do Novo Ensino Médio. Para o professor Deyvid, essa é uma nova porta de entrada para o ensino. “Essa mudança do Ensino Médio permite que a gente não fique focado somente na preparação dos vestibulares e ENEM, mas também desenvolva habilidades científicas e de solução de problemas”, explica.