Explorando as profundezas do conhecimento: Colégio Unilavras celebra o Dia do Estudante com evento inspirado em “20 Mil Léguas Submarinas”

O Colégio Unilavras mergulhou nas profundezas do conhecimento, no dia 11 de agosto, com um evento inovador em comemoração ao Dia do Estudante. Inspirado pela obra clássica “20 Mil Léguas Submarinas”, escrita por Júlio Verne, o evento proporcionou aos alunos uma jornada única através das áreas de conhecimento, explorando os mistérios do universo submarino e suas conexões com a vida moderna. Participaram estudantes dos 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Uma Odisseia Submarina Educacional

O evento transformou o Colégio Unilavras em um verdadeiro cenário das profundezas oceânicas. A atmosfera foi cuidadosamente montada para lembrar a incrível jornada do Capitão Nemo e seus companheiros do submarino Nautilus. O ponto alto da comemoração ao Dia do Estudante foram as seis oficinas, cada uma delas projetada para abordar diferentes aspectos explorados em “20 Mil Léguas Submarinas” e relacioná-los às diversas áreas de conhecimento:

1. Viagem ao fundo do mar: No Laboratório de Biologia, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a biodiversidade dos oceanos, aprender sobre criaturas marinhas fascinantes e compreender a importância da preservação dos ecossistemas submarinos.

2. O número da devastação nos oceanos: Uma oficina realizada em sala de aula que explorou os dados sobre o modo como nossa maneira de vida tem afetado o fundo do mar, elencando elementos sobre a poluição, degradação e não-valorização dos elementos da natureza.

3. O que deu errado com o submarino que foi visitar o Titanic?: Nesta oficina, em sala de aula, os participantes discutiram sobre as tecnologias atuais e futuras que possibilitam a exploração dos oceanos profundos, discutindo sobre como a pressão é um fator primordial quando pensamos em fundo do mar.

4. Literatura e Criatividade: Esta oficina, realizada na quadra do Colégio, estimulou a criatividade dos alunos, por meio da contação de histórias. Foi apresentado o enredo do livro e feita uma reflexão sobre os elementos fascinantes da ficção que permitem que a gente sonhe e também crie novas coisas.

5. Bem-Estar e Autoconhecimento: Inspirada na jornada do submarino Nautilus e na exploração interna dos personagens, esta oficina propôs uma experiência de mergulho interior para os alunos. Eles foram guiados por técnicas de yoga, relaxamento e meditação, incentivando a autorreflexão e o autocuidado.

6. A formação dos oceanos: Os alunos foram introduzidos à teoria da formação dos oceanos por meio de uma palestra interativa. Eles aprenderam sobre a teoria das placas tectônicas e como as massas de terra e água se moveram ao longo das eras, resultando na configuração dos continentes e oceanos que conhecemos hoje e que são o cenário do livro.

O evento contou ainda, no intervalo, com a empolgante apresentação de João Lorenzon, acompanhada da distribuição de pipoca para todos. Por meio desse evento especial em comemoração ao Dia do Estudante, o Colégio Unilavras não apenas celebrou a busca pelo conhecimento, mas também promoveu uma abordagem multidisciplinar para a educação. Inspirando-se nas páginas de um clássico literário, os alunos foram incentivados a explorar, questionar e expandir seus horizontes.

Ao encerrar o evento, ficou claro que essa celebração do Dia do Estudante deixou uma marca duradoura nos participantes, inspirando-os a explorar ainda mais as profundezas do conhecimento e a aplicar o espírito de aventura e curiosidade em suas jornadas educacionais e pessoais.