Home Office e crianças em casa, como organizar a rotina?

Quem diria que estaríamos vivendo momentos como este? Esta é uma pergunta retórica muito ouvida nos últimos dias. Com o avanço da Covid-19, as rotinas das famílias mudaram completamente. Os pais que trabalhavam fora estão, na maioria, trabalhando em casa, no home office. Mudança, também, para as crianças. As aulas agora são on-line, os amigos físicos se tornaram virtuais, as atividades realizadas em sala de aula agora são feitas no computador, tudo novo.

Home office + filhos estudando em casa = um desafio, não é? Nós listamos, então, algumas dicas simples sobre como conciliar a rotina do trabalho com a rotina dos filhos. Vamos lá?

1 – Seja sincero e organize os horários

Com a nova rotina, as crianças podem entender que estão de férias, já que não estão indo para a escola e os pais estão em casa. Explique que este é um momento passageiro e que logo a rotina de antes voltará. Além disso, é importante que seus filhos sigam uma rotina de estudos e tenham horários para brincar e fazer as atividades de casa. Se durante o período da manhã eles estão em casa, crie alguma atividade para que seja feita. No período da tarde eles estudarão on-line, então você terá mais tempo para fazer as atividades do trabalho. Outra dica é organizar seus intervalos e os das crianças para que aconteçam no mesmo horário e isso fortaleça os laços familiares.

2 – Tenha espaços para o trabalho e para os estudos dos pequenos

Definir um espaço para o home office é importante para que você se concentre e faça suas atividades sem distrações. Isso também vale para as crianças: ter um local específico pode contribuir para que elas entendam que é hora de estudar. Garanta que o local seja silencioso e ventilado, com uma boa iluminação. Verifique se o material escolar está tudo ali e evite que ele tenha distrações durante as aulas.

3 – Procure atividades e revise os estudos com as crianças

No final do dia, converse com seu filho sobre o que ele aprendeu ou se teve alguma dificuldade com alguma aula. A partir disso vocês podem procurar alguma forma de melhorar o rendimento e reforçar o conteúdo. Procure atividades extras na internet e tente revisar as aulas que já foram apresentadas pelos professores.

4 – Flexibilize o tempo que as crianças passam na frente da TV

É recomendado que as crianças não passem muito tempo em frente às telinhas. Em casos extremos, como o que estamos vivendo, é possível utilizar a tecnologia a nosso favor: existem diversos canais no Youtube, séries animadas nos streamings, que podem entreter e ajudar no aprendizado das crianças. O tempo de duração pode ser igual ao de uma reunião importante que você precisa participar e não tem com quem deixar o pequeno. Depois disso que tal conversar com a criança sobre o que ela aprendeu? Essa é uma forma de monitorar o que elas estão vendo.

5 – Crie atividade lúdicas para as crianças

Organizar uma caça ao tesouro, desenhar e pensar em jogos que ajudam no aprendizado pode ser uma boa proposta para este período. É hora de incentivar a criatividade. Confeccionar algum brinquedo, como massinha caseira ou algo feito de sucata, cozinhar, assistir um filme juntos são algumas atividades que podem ajudar os pequenos a passar o tempo. Para os maiores, trabalhe com os jogos de tabuleiro, por exemplo, que ajudam na concentração.

Dica extra: não se cobre tanto! Este momento é delicado e todos sabemos de nossas limitações. Por mais que os pequenos não entendam no início, eles vão se adaptar e você sairá desta fase conhecendo muito mais as crianças e o seu potencial. Acredite, vai ficar tudo bem!