Colégio Unilavras realizou a 1ª Semana das Linguagens

O Colégio Unilavras realizou, entre os dias 17 e 21 de agosto, a 1ª Semana de Linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. O evento foi realizado de forma virtual e contou com a organização de professores, coordenadores e da direção da instituição. Foram 12 atividades, divididas entre palestras, oficinas, debates e aulas interdisciplinares.
As turmas do 6º ano dialogaram sobre o cotidiano no distanciamento social, produziram vídeos e histórias em quadrinhos utilizando as Línguas Portuguesa e Inglesa. Trabalharam os conteúdos de Arte, Educação Física e Redação na gravação de vídeos e podcasts a partir de uma aula interdisciplinar sobre as culturas indígenas.
A cultura africana e temas da atualidade foram abordados em eventos nas turmas do 7º ano. A partir da parceria dos professores Breno Alvarenga (Arte) e Aloísio Bertoli (Educação Física), as turmas elaboraram e produziram jogos de tabuleiros africanos.
Os professores Luciano de Paula (Língua Portuguesa) e Matheus (Redação) estimularam a gravação de podcasts a partir da junção da Língua Portuguesa à Teoria da Comunicação, com foco nas questões contemporâneas.
As Habilidades Socioemocionais integradas à Arte e Educação Física foram discutidas em debate nas turmas do 8º ano. A partir do debate, os estudantes produziram vídeos jornalísticos em grupos abordando temáticas variadas, buscando um trabalho de consciência e percepção corporal.
A preparação corporal também foi apresentada aos 9ºs anos, no contexto do teatro. As atrizes Fernanda Nascimento e Gheysla Nascimento, integrantes do Teatro da Pedra, participaram da aula relatando suas experiências na elaboração das peças de teatro a partir do método de Laban e do Kung Fu Garra de Águia. Além disso, as turmas do 9º ano também contaram com a oficina “O uso de Figuras de Linguagem no Gênero Textual Propaganda”, ministrada pelo professor Fernando Alvarenga.
O barroco foi tema dos eventos destinados à 1ª série do Ensino Médio. A turma conheceu e analisou poesias e elementos artísticos barrocos nas aulas de Literatura e Arte e ainda participou ativamente de uma palestra enriquecedora sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, em parceria com a professora Janaína e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras.
As 2ªs séries do Ensino Médio tiveram a oportunidade de dialogar com os professores Breno Alvarenga, Fernando Alvarenga e Luane Resende em um aulão sobre as Vanguardas Europeias e o Modernismo Brasileiro.
Machado de Assis e o Realismo, através de cenas de filmes, séries e músicas foram ao encontro das turmas da 3ª série em aula interdisciplinar realizada pelos professores Fernando Alvarenga e Rubens Guimarães. Essas turmas participaram de uma divertida oficina de colagens nas aulas de Arte, com participação especial da professora Janaína e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras. Na oportunidade, eles realizaram Oficinas de Colagem com as turmas da 3ª série do Ensino Médio e uma palestra sobre Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
O resultado da Semana foi frutífero, com a produção de trabalhos geradores de conhecimento e a prática com as Linguagens, além de participações especiais que abrilhantaram e agregaram muito aprendizado aos nossos estudantes.
Veja abaixo algumas imagens da oficina realizada com o curso de Arquitetura e Urbanismo: