Como oferecer tempo de qualidade para as crianças em casa?

Em tempos de isolamento social, além de todas as demandas que surgem, com a necessidade de uma nova rotina diária, é preciso pensar, de maneira afetuosa e empática, nas crianças que convivem com os pais e/ou responsáveis.

O texto de hoje é um convite para que você, que tem criança em casa, tenha a oportunidade de refletir a respeito de como está o dia a dia no seu lar. Será que é possível tornar esse momento mais feliz e oferecer aos pequenos tempos e espaços de qualidade para as crianças?

É possível construir um processo educativo em casa?

Boa parte da população encontra-se em resguardo social, inclusive as crianças. Devido à paralisação das atividades presenciais nas escolas, muitas estão em tempo integral nos lares. É evidente que se trata de um privilégio dividir a vida com aqueles que amamos.

Assim, o aconchego, os abraços e o companheirismo das pessoas que residem conosco podem ser bons aliados para contribuir com o aumento da sensação de bem-estar. Além disso, convívio também pode ajudar a evitar quadros de sofrimento e tristeza que o confinamento pode produzir. Este novo momento irá suprir a falta do convívio com outros familiares, colegas, amigos e professores em outros espaços sociais.

Como conciliar todas as tarefas de casa com a educação dos filhos?

Mas, o fato é que nem tudo são flores. As queixas são inúmeras e tem sido recorrente ouvir e acolher o descontentamento de muitas pessoas. A questão principal, sobretudo, é a de não saber o que fazer diante da tentativa de conciliar o próprio trabalho com as atividades domésticas e as diversas solicitações de ajuda com as aulas remotas, por parte das crianças.

As crianças, como todo ser humano, são sujeitos sociais. Ou seja, seu desenvolvimento é marcado pelo meio social e pelas interações que elas estabelecem com as pessoas. A partir dessas relações elas sentem e pensam o mundo de uma maneira muito particular.

Alguns intelectuais da educação, como as professoras Maria Cristina Gouvea (2020), Lucia Helena Pena Pereira (2020), têm feito contribuições importantes para pensarmos a relação da escola e da família na conjuntura atual. Segundo elas, mesmo não sendo possível substituir integralmente o contexto de aprendizagem do espaço escolar, é possível construir novas condições, tempos e espaços para aprendizagem das crianças em seus lares.

Educando em casa

Com o apoio, diálogo e orientação das escolas, os pais e familiares podem compor um contexto de aprendizagem doméstico para além dos conteúdos escolares. Mas, de que maneira? Primeiramente, olhe ao seu entorno: perceba que as atividades do cotidiano podem oferecer boas ocasiões para a construção do conhecimento. A partir da relação entre a escola e a família, você poderá desenvolver atividades educativas. Veja como:

Estabeleça rotinas e, se possível, faça das situações corriqueiras uma oportunidade de interações livres e criativas com as crianças. A casa se apresenta, acima de tudo, como um espaço de cuidado mútuo entre as pessoas. Então, deixe que a criança participe das atividades desse cuidado.

Apresente músicas, filmes, histórias. Chame a atenção para o cuidado com o corpo, para a alimentação e o preparo dos alimentos. Fale com elas sobre a importância da organização dos objetos e brinquedos. Do mesmo modo, apresente a história de si e dos familiares. Aproveite os momentos em família para rever álbuns de fotografias. Neste sentido, utilize a situação para contara história de vida de pessoas que a criança conhece, de mudanças de endereço, de reformas no lar.

Esse tipo de atividade, que envolve socialização e diálogo, também se transforma em momentos afetivos

Além de proporcionar inúmeros benefícios às crianças e familiares, estas atividades promovem aprendizados importantes. Posteriormente, elas darão condições para um efetivo trabalho, de conhecimento elaborado em âmbito escolar e curricular.

Enfim, espero que as ideias apresentadas nesse texto possam ter ajudado, de alguma maneira, a refletir e conduzir, com mais leveza, as relações possíveis de construção das diversas experiências educativas que temos contato diariamente.

Para finalizar, deixo aqui um chamado: se na sua casa há alguma prática exitosa, lembre-se de compartilhar as rotinas e estratégias que têm dado certo com a escola. Se a relação entre família e escola sempre foi considerada importante, agora certamente ela se faz essencial.