Habilidades socioemocionais e o medo de falar em público

O ambiente escolar, mais precisamente a sala de aula é o espaço em que os alunos passam a maior parte do tempo e muitos destes não conseguem aproveitar para dialogar com os colegas, interagir, questionar e tirar dúvidas com seus professores.

Afinal, o que acontece com estes alunos que permitem que a timidez e os medos sejam mais fortes ao ponto de criar um bloqueio neste processo? Como os docentes podem antever a estes fatos e agir para que não tenham receio em participar das aulas, por exemplo, ou então contribuir para que percam esta timidez?

Vamos, então, para cinco dicas que se aplicadas desde o ensino fundamental anos iniciais, onde as relações e os sentimentos começam a ter sentido real para os alunos, contribuirão e muito para a sua autonomia.

Evitar rótulos – Não crie estereótipos na turma, enfatizando que um ou outro aluno é participativo, e os demais não. Isto pode cristalizar uma autoimagem negativa, para o aluno e, assim contribuir para que ele fique ainda mais retraído.

Evitar exposições em público – A maneira como o professor expõe determinada situação e o aluno, pode perpetuar sentimentos de frustração e prejudicar no processo de comunicação e automaticamente na aprendizagem.

Proporcionar ambiente de acolhimento e respeito – Desde o primeiro momento, os professores deverão deixar claro que o respeito, a empatia e a cooperação são fundamentais para as relações aluno/aluno e aluno/professor e que não há espaços para críticas negativas, julgamentos ou preconceitos.

Valorizar as pequenas conquistas e os esforços dos alunos – Reconheça os avanços e estimule para que não haja uma estagnação com esta zona de conforto. Ao perceber que o aluno apresentou uma superação pessoal ou coletiva, proporcione mecanismos para que este progresso seja constante e o valorize, fazendo sentir pertencente e capaz.

Incentivar a participação em tarefas com pequenos grupos inicialmente e aumentar gradativamente – Prepare momentos e atividades onde os alunos ficarão em duplas, trios, pequenos grupos, mediando sempre os diálogos e a participação conjunta nas tomadas de decisões. Realize um rodízio entre os membros para que explanem sobre a temática entre eles e posteriormente aos demais colegas da sala. Desta forma, aumentando gradativamente o número de ouvintes permitirá que o aluno tenha mais confiança e autonomia para apresentar em público.

Trabalhar em grupos pode sim contribuir para que os alunos percam o medo de falar em público. E caberá ao professor ser o mediador e fazer com que os alunos se sintam à vontade, confiantes, seguros, sem possíveis julgamentos ou críticas.

E este ambiente favorável, aqui no Colégio Unilavras é oportunizado da Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio das aulas de Habilidades Socioemocionais em diálogo com todos os componentes curriculares, estimulando os alunos a superarem seus medos e obterem resultados.