Educação no museu: aprendendo história de forma visual

Você sabia que além de conhecer as obras de arte de todo o mundo, os museus são grandes fontes do saber? Sim! São nesses locais que a educação pode transformar o nosso entendimento sobre a cultura e a memória. De acordo com o IBRAM, “para além das atividades de preservação, conservação e comunicação de seus acervos, é por meio da ação educativa que os museus exercem seu papel na transformação social e na interpretação da cultura e da memória”. E aqui em Lavras nós temos diversos museus, sabia? Olha a lista que a professora Giselle Ribeiro Candido, do Colégio Unilavras preparou para você conhecer!

1. Museu Bi Moreira

2. Museu de Mineralogia “John Wheelock”

3. Museu de História Natural da UFLA

4. Pró-memória do Instituto Presbiteriano Gammon

5. Museu Sacro de Lavras

6. Sala de Exposição do Tiro de Guerra 04/031

7. Museu da Imagem e do Som de Lavras

8. Museu “Esther Carvalho Pereira” do Grupo Escolar de Lavras

9. Memorial “Francisco Ribeiro de Carvalho”

10. Pró-memória “Prof. Mário Siqueira” do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais

E a nível, nacional, quem quer conhecer? Separamos três museus que você pode dar uma espiadinha nas obras de arte e conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura! Nesses três locais também é possível conhecer trabalhos de artistas internacionais!

MASP, São Paulo – SP

O Museu de Arte de São Paulo é um dos mais famosos do mundo. Se você já foi lá pessoalmente sabe que é possível encontrar obras de Tarsila do Amaral, Delacroix e Cézanne, por exemplo. Mas não é só isso. O tour virtual mostra artefatos históricos, dentre outras obras famosas.

MUSEU DO AMANHÃ, Rio de Janeiro – RJ

O Museu do Amanhã é um museu de ciências totalmente diferente de tudo que você já viu. A ideia do local é abrigar ideias, perguntas e diversas explorações sobre esta época que vivemos. São muitas mudanças e tudo isso determinará o futuro… Então, pense o Museu do Amanhã como um local que divulga e amplia os nossos conhecimentos sobre os avanços da ciência. Além da visita presencial, é possível agendar uma mediação virtual ou televisiva.

INHOTIM, Brumadinho, MG

O maior museu a céu aberto da América Latina está localizado em Minas Gerais, sabia? O Inhotim, além de museu de arte contemporânea, com cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, é um jardim botânico que abriga mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes. Imagina só! Aprender história, arte e biologia, tudo em um só lugar! As visitas podem ser feitas de forma presencial, ou virtual.