Projeto Semeando: por um mundo mais consciente ambientalmente

Após observar a preocupação Mundial com o meio ambiente, verificamos a necessidade de incentivar os alunos do Colégio Unilavras a participarem desta atitude de cidadania, em conjunto com professores e com colegas de diferentes segmentos, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar. A necessidade de sobrevivência faz com que a preocupação com o meio ambiente envolva toda a sociedade. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.

A conscientização das crianças começa com pequenos gestos e exemplos dos adultos, como não jogar lixo no chão por exemplo. Explicar os motivos pelos quais é importante não jogar lixo na rua e separar os resíduos faz com que a criança tenha entendimento de causa para realizar suas ações. A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Assim, é importante a conscientização sobre a preservação do meio ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos. Afinal, vivemos em um planeta e precisamos que todos os seus recursos naturais estejam sempre puros.

A educação das novas gerações é responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã. Dessa forma, elas terão que lidar com grandes desafios, como a falta de água, o aquecimento global e tomar decisões cruciais nas questões que envolvem o meio ambiente. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar desde cedo.

Precisamos ensinar as crianças a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. A melhor forma de fazer com que a criança se preocupe com o meio ambiente é incentivando-a a explorar o tema e conhecer mais sobre o assunto. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação.

No dia 21 de setembro, dia da Árvore, iniciamos o Projeto Pedagógico “Semeando”. A abertura do projeto contou com uma história repleta de conscientização chamada “Azul e Lindo, planeta Terra nossa casa!” Destacamos aqui, alguns dos principais objetivos do nosso Projeto:

– Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação

– Entender o que é meio ambiente e reconhecer atitudes adequadas e inadequadas para com o mesmo.

– Aprender que o cultivo de uma horta na escola é uma das melhores formas de desenvolver no estudante individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.