Como preparar uma lancheira saudável?

A montagem adequada da lancheira das crianças é uma dúvida recorrente e algo que preocupa a maioria dos pais. As maiores queixas são sobre a quantidade de alimentos e a qualidade desta refeição. Uma dica de ouro: é dever dos pais escolher a qualidade dos alimentos ofertados e dever das crianças escolher a quantidade a ser consumida. E para este papel tão importante dos pais, aqui vão algumas orientações importantes:

Uma combinação certeira é baseada em: um líquido (sucos naturais, chás, água de coco); uma fruta fresca da época (banana, maçã, pera, tangerina, uvas, morango, pêssego, ameixa); um tipo de carboidrato para fornecer energia (pães, biscoitinhos sem recheio, bolos caseiros) e um tipo de proteína (principalmente laticínios, como queijos, requeijões e iogurtes, que também fornecem cálcio).

Escolha alimentos que a criança já tenha o hábito de comer ou que já tenha experimentado. Se quiser enviar algo novo, teste primeiro a aceitação em casa.

Utilize lancheiras térmicas para manter a qualidade dos alimentos, deixando-os longe dos outros materiais que as crianças levam para a escola. Além disso, procure guardar tudo separado e bem embalado, para evitar interferências no cheiro e no sabor dos alimentos.

Na volta às aulas, é hora de rever os utensílios: potes, copos e garrafas de plástico devem ser substituídos de tempos em tempos, já que o plástico absorve cheiro e pode ser foco de contaminação quando mais velho.

Não dê chance a salgadinhos de pacote, refrigerantes, isotônicos, balas, frituras ou bolachas recheadas, geralmente ricos em aditivos, gorduras e açúcares.

As frutas devem ser práticas para o consumo, servidas preferencialmente inteiras, com casca e higienizadas. Se optar por picar, adicione algumas gotas de limão para evitar que escureçam.

Tenha em mente que a alimentação infantil é capaz de garantir a qualidade de vida não só a curto prazo, mas ao longo de toda a vida. Por isso, escolha muito bem o lanchinho do seu pequeno! E, claro, consulte um nutricionista para ajustes individuais. Gostou das dicas? Confira agora algumas ideias para lanchinhos deliciosos, saudáveis e práticos:

SUCO DE LARANJA COM MANGA

• 1 Copo (200ml) de suco de laranja natural
  • 1 Xícara de manga picada

Modo de preparo:

Após fazer o suco da laranja, leve ao liquidificador e bata com a manga. Coloque na garrafinha térmica e acrescente algumas pedrinhas de gelo.

• 1 Xícara de açúcar mascavo
  • 2 Xícaras de farinha de trigo integral
  • ½ Xícara de chocolate em pó
  • 2 Xícaras de aveia em flocos grossos
  • 100g de chocolate meio amargo picado
  • 8 Colheres (sopa) de manteiga
  • 3 Ovos
  • 1 Colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes secos (açúcar, farinha de trigo, aveia, chocolate em pó, fermento em pó) em uma tigela e homogeneíze com as mãos. Adicione a manteiga faça uma farofinha com as pontas dos dedos. Em seguida, incorpore o ovo e misture a massa, até que os ingredientes estejam bem unidos. Se necessário, adicione um pouquinho de leite para amolecer.

Pique o chocolate e adicione à massa, homogeneizando-a. Unte as mãos com margarina e faça pequenas bolinhas. Unte um tabuleiro com margarina e distribua as bolinhas de massa, deixando um espaço entre elas. Achate bem as esferas de massa com um garfo e asse em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

TORTINHA DE LEGUMES

• 4 Ovos
  • 2 Colheres de sopa farinha de aveia
  • 2 Colheres de sopa de amido de milho
  • 1 Colher de sopa de fermento químico
  • Legumes de sua preferência (ervilha congelada, milho, cenoura ralada, cogumelos refogados, brócolis, espinafre, tomate, cebola, alho-poró)
  • Sal e ervas frescas a gosto

Modo de preparo:

Preencha forminhas do tipo cupcake com os legumes escolhidos. Em uma tigela separada, misture manualmente o restante dos ingredientes. Coloque esta massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos.