Alunos participaram de Masterclasses de física

Os alunos dos 9ºs anos e Ensino Médio do Colégio Unilavras participaram do Masterclasses – Hands on Particle Physics. As atividades ocorreram sob a orientação do professor Deyvid Antônio Eugênio, que contou com o apoio da professora Giovanna Carla. O evento é um programa de divulgação científica voltado à Física de Altas Energias e é organizado anualmente pelo International Particle Physics Outreach Group, em parceria com o European Organization for Nuclear Research (CERN).

O programa proporciona a integração de estudantes e professores da Educação Básica com pesquisadores da área de Física de Partículas Elementares, campo que estuda a matéria e suas interações no nível dos quarks e dos léptons, além de estimular vocações científicas. Na última quinta-feira (31), nossos alunos utilizaram o programa Hypatia para fazer análises científicas, no Laboratório de Informática do Unilavras. Tudo isso com as instruções e ensinamentos do professor Luiz Cleber Tavares de Brito, da Universidade Federal de Lavras, e do professor Deyvid, do Colégio Unilavras.

O encerramento do evento aconteceu na sexta-feira (01) com uma videoconferência simultânea envolvendo estudantes de outros países (Itália, Áustria, Romênia e Eslováquia) e pesquisadores no CERN, além de um ciclo de palestras. Através do Masterclasses, os participantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho das colaborações científicas internacionais, característica da pesquisa em física de partículas elementares.