Alunos realizam primeiros lançamentos de foguetes para a MOBFOG

O Colégio Unilavras realizou na sexta-feira (05) a primeira fase prática da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes. No ExpoLavras, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio, realizaram os primeiros lançamentos de foguetes. A atividade acontece dentro do Itinerário Viagens Intergalácticas, do Novo Ensino Médio.

Os estudantes testaram o voo de foguetes a base de vinagre e bicarbonato (nível 4), ar comprimido (nível 3) e uma terceira opção, com efeitos explosivos (nível 5).  Após a pontuação de cada equipe e nível, os melhores lançamentos serão encaminhados como representantes do Colégio Unilavras para a OBA/MOBFOG.

Essa é a primeira fase da MOBFOG, que segue até o dia 19 de maio para envio dos melhores alcances atingidos por cada escola. A partir disso, as escolas seguem para a próxima fase. “Hoje é o nosso primeiro teste, para que a gente possa ver o que precisa arrumar, o que os meninos precisam fazer”, explica Deyvid Antonio Eugenio, professor de Física do Colégio Unilavras.

Os alunos do 9º começam a participar, neste ano, através do Nível 3. Os participantes são do Clube de Foguetes, que é uma iniciativa do Colégio Unilavras após o grande sucesso do ano passado com a equipe vencedora da MOBFOG na Instituição. Os estudantes confeccionaram seus foguetes para que funcionem a base de água e pressurização de ar.

O Colégio estreia esse ano no Nível 5 com propelente sólido, que é a queima de nitrato com açúcar. Neste ano, é apenas uma fase de testes, apenas os alunos da graduação que atuam no Espaço Maker estão participando da modalidade. A ideia, de acordo com Deyvid, é que no ano que vem, os alunos do EM já possam participar com os experimentos para o nível 5.

Clube do Foguete

As atividades são desenvolvidas no Espaço Maker, desde a prototipagem até a versão final. Os foguetes são produzidos através de garrafas pet e anda contam com peças produzidas pelas impressoras 3D. Por lá a criatividade é um fator de grande importância, já que os estudantes colocam a mão na massa após cada aprendizado, que envolve aerodinâmica, física, engenharia e muitas outras áreas.