Colégio Unilavras é bicampeão em competição de foguetes

O Colégio Unilavras mais uma vez decolou rumo à vitória e conseguiu o bicampeonato na Jornada de Foguetes, que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A equipe “Domina Lumini”, expressão que vem do latim e significa “dominar e iluminar”, foi composta por três alunos da 1ª série do Ensino Médio: Fagner Alves Resende, Izabela Pereira Santos e Lara Petrini Zacaroni, sob orientação do professor de física, Deyvid Eugênio.

O time do Colégio Unilavras foi campeão no nível 4, que inclui estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O foguete lançado pela equipe Domina Lumini, movido pela reação química de vinagre com bicarbonato, alcançou a incrível marca de 225 metros. A competição foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto no Hotel Fazenda Ribeirão, na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

Além da participação na competição, na Jornada de Foguetes, os alunos realizam uma apresentação dos seus foguetes e do processo de construção, na qual compartilham os conhecimentos e as técnicas aplicadas. O evento conta ainda com oficinas de construção de foguetes e palestras com temáticas relacionadas à astronomia e à física.

“O projeto consiste em um trabalho em grupo que proporciona aos alunos colocar em prática o conteúdo que aprendem em sala de aula, reforçando os conceitos e habilidades, e tornando o ensino mais significativo. Além disso, proporciona aos alunos o desenvolvimento da originalidade, fazendo com que eles sejam capazes de solucionar problemas tanto do proposto no projeto quanto os que possam surgir durante a competição. A participação nesses projetos também pode aumentar a motivação dos alunos, pois, com um propósito claro, podem se sentir mais conectados com o conteúdo do currículo escolar”, destaca o professor de física do Unilavras, Deyvid Eugênio.

Etapas

A participação na Jornada de Foguetes veio de um convite após a equipe do Colégio Unilavras se destacar na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), etapa anterior que reúne escolas de todo o Brasil e, somente no Colégio Unilavras, contou com a participação de 20 times.

Nessa fase, os foguetes tiveram, obrigatoriamente, o corpo principal desenvolvido a partir de uma garrafa pet. O processo de construção ocorreu de forma autônoma pelas equipes e foi supervisionado pelo professor de física, Deyvid Eugênio, além de contar com o apoio da moderna estrutura do Espaço Maker e dos técnicos Breno Vinicius e Rodolpho Felipp, que tornaram possível a realização desse projeto empolgante e inspirador.

A construção de foguetes faz parte de uma atividade introdutória que integra a disciplina do itinerário formativo “Viagens Intergalácticas”, do Colégio Unilavras. Assim, as turmas da 1ª série do Ensino Médio, ao longo dos meses de março e abril, aprenderam a fazer foguetes de papel e compreenderam um pouco mais sobre o funcionamento básico e os cuidados necessários para um bom lançamento.

Entre os dias 16 e 19 de outubro deste ano, será realizado o nível 3 da Jornada de Foguetes, para estudantes do Ensino Fundamental. A competição contará com a participação de duas equipes do 9º ano do Colégio Unilavras.

“A participação dos alunos é de suma importância para o desenvolvimento de habilidades que eles vão utilizar no decorrer de toda sua vida acadêmica e futuramente sua vida profissional. Os estudantes são estimulados a serem criativos, autônomos e protagonistas de seu aprendizado, de modo que possam entender a importância do estudo, do método científico e da experimentação. Trabalha-se a importância da interação em grupo, a socialização, o conhecimento e a busca constante por aprendizado e resiliência, pois constantemente é necessário parar, discutir, refletir e recalcular a rota”, finaliza o professor do Unilavras.