GINCANA SOLIDÁRIA PROMOVE INTERAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E CONQUISTAS

Os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e do Ensino Médio do Colégio Unilavras participaram de uma emocionante Gincana Solidária. Mais do que uma simples competição, o evento foi um momento enriquecedor repleto de interação, superação, trabalho em equipe e, acima de tudo, valores essenciais como solidariedade e respeito ao próximo. Neste ano, o tema central foi “Caminhando Juntos Rumo à Sustentabilidade”.

Inicialmente, os estudantes foram organizados em quatro equipes, identificadas pelas cores amarela, azul, verde e vermelha, representando os elementos da natureza: ar, água, terra e fogo, respectivamente. Essa divisão estratégica buscou combinar as diversas habilidades e competências presentes em cada sala. Os professores também foram distribuídos entre as equipes, desempenhando o papel crucial de orientação e contribuindo para a execução das tarefas.

A abertura da Gincana Solidária aconteceu em agosto de 2023, quando os alunos conheceram suas equipes e as etapas do evento. Foi designada a tarefa de arrecadação de alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, além de fraldas e cobertores – sendo que cada item equivalia a uma determinada pontuação. Durante toda a gincana, os alunos executaram essa tarefa, até a última semana.

As atividades culturais e artísticas desafiaram os participantes a criar o mascote da equipe, produzir um documentário sobre a temática, apresentar uma coreografia, paródia, poesia, fotografia, roupa sustentável e uma obra de arte. Esses trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados seguindo critérios predefinidos.

No dia 3 de outubro, a quadra poliesportiva do Colégio Unilavras foi o cenário para as provas de atividades recreativas e esportivas, cada uma contribuindo para a pontuação final. No encerramento, contabilizando a pontuação de todas as atividades da Gincana Solidária, a equipe azul (água) foi coroada como a grande vencedora.

Os materiais arrecadados foram destinados a instituições beneficentes, e em 1º de novembro os alunos visitaram o Lar Augusto Silva. Durante essa visita, eles compartilharam uma tarde repleta de carinho, atenção e afeto, vivenciando o verdadeiro propósito da Gincana Solidária – a capacidade de se colocar no lugar do outro através da solidariedade.

Finalmente, em 17 de novembro, os estudantes foram recompensados com uma viagem ao Hopi Hari. Essa jornada teve como objetivo reconhecer e celebrar o empenho, a dedicação e o trabalho em equipe dos alunos, proporcionando-lhes um momento de diversão e interação como uma merecida recompensa pelos esforços coletivos.